segunda-feira, 18 de maio de 2009

SE VOCÊ ESCOLHER AMAR ALGUÉM

Você pode amar. A escolha é engraçada. Se escolher amar alguém você terá que prometer cuidar desta pessoa como algo especial e frágil. Vai ter que dedicar atenção diária, paciência redobrada nos momentos de crise. Vai ter que se comprometer em doar seu coração e substituir sua maneira de ver as flores, as datas importantes, os versos de um poema, os detalhes do nascer do sol, das estrelas do céu e de tudo que faz parte do mundo dos que escolhem amar de maneira mais completa. Se escolher amar alguém, vai ter que comprometer-se em notar a pessoa amada de maneira diferenciada, deixando sua marca de atenção, do beijo molhado, do desejo dobrado, do carinho marcado. Um recado inocente só para lembrar do eu te amo. Vai ter que mandar flores, emails elaborados, recados deixados na secretária eletrônica com palavras doces que cativam o bem amado. Vai ter que aparecer de surpresa nos dias em que não se espera e dizer EU ESCOLHI TE AMAR DE TODO MEU CORAÇÃO, COM TODO COMPROMETIMENTO.
Para amar alguém você tem que arriscar a ser um pouco rídiculo nas palavras amorosas, um pouco louco nas ações carinhosas e totalmente maleável nos conceitos formados. Amar alguém requer renúncia das nossas razões, dos conceitos falsos, das opiniões de terceiros que nao vivem o que vive nosso coração. Se você escolher amar alguém vai ter que rever conceitos pessoais, desejos individuais e sentimentos unilaterais. Se realmente você quiser amar alguém, vai ter que saber que o tempo pode passar, mas nada vai te afastar do coração que escolhestes amar. Se desejar amar realmente alguém vai ter que prometer não se afastar muito para não deixar vazio o seu espaço no coração do outro. Vai ter que prometer fazer os dias especiais para esta pessoa, e se ela chorar, terá que enxugar as lágrimas e doar mais que o ombro, terá que doar seu colo, seu tempo.
Amar é mais que palavras, mais que gestos preparado, ensaiado ou programados. Amar é doar o pedaço mais delicado, mais generoso do seu coração. Porque se escolher amar com total zelo, ainda que alguma coisa te separa, ainda assim, você será uma pessoa realizada.
Amar é ato incondicional. Ame como se fosse o último dia da sua vida, diga sempre eu te amo e verá que tudo isto vai retornar para você.
Se decidires amar alguém, terá decidido viver o mais delicioso da vida, mas isto vai ter um valor a ser pago.
Alexandro.

3 comentários:

kklone disse...

Não sei se mais alguém teria a capacidade de traduzir de forma tão transparente exatamente o que penso.
A palavra ESCOLHA é muito forte, porque implica em decisão, e decidir amar alguém é muito mais que apaixonar-se. A efemeridade das relações atuais reside na falta de decisão, em não valorizar os pequenos momentos do dia-a-dia. Escolher, decidir, significa pesar tudo e optar.
Adoro você...
Um beijo

Unknown disse...

Lindo, vc expressou tão perfeitamente o que amar e ser amado implicam... felicidade, cumplicidade, abnegação , compreensão... e tudo por que escolhemos assim.. perfeito..
beijos Lindo

Anônimo disse...

Amei o texto, é óbvio!

Mas amei ainda mais essas passagens:

“Para amar alguém você tem que arriscar a ser um pouco rídiculo nas palavras amorosas, um pouco louco nas ações carinhosas e totalmente maleável nos conceitos formados”

“Se você quiser amar alguém vai ter que rever conceitos pessoais, desejos individiduais e sentimentos unilaterais”

Pois é, escolher amar alguém!

2 vidas passam a ser uma (contudo, não acredito nesse amor “hollywoodiano” no qual o casal vivem em perfeita harmonia 24h por dia, por 365 dias do ano até o final da vida)... uma vida baseada na cumplicidade e no respeito; em querer agradar o outro, mas sem perder a própria identidade; aceitar que você e nem o outro é perfeito; aceitar que você é o outro falam coisas que podem magoar e logo em seguida perceber que passou dos limites (porém, jamais fazer disso uma rotina!)!

Amar alguém é sentir as pernas bambas, sentir um frio na barriga, sentir o coração batendo mais forte e perceber que seus olhos estão faiscando só de olhar a pessoa amada, isso tudo depois ter passado algumas poucas horas longe dela... e sentir tudo isso, mesmo depois de muitos anos juntos.

Esse tal de escolher amar alguém é feito de pequenos momentos que formam um tudo, e enquanto esse todo estiver valendo à pena, essas vidas devem permanecer juntas.