segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

UMA PIZZA INUSITADA

Coisas inusitadas acontecem sempre comigo. Fui com alguns amigos comer uma simples e natural pizza. A casa estava vazia então pensei que o atendimento seria rápido. Uma garçonete veio nos entender e eu perguntei, depois de pedirmos a pizza, se demoraria e a resposta foi inusitada:
- Olha senhor, o pizzaiolo esta doente.
Eu logo me assustei e fiz a pergunta lógica.
- E quem vai fazer a pizza?
- O garçom - Respondeu ela com a maior naturalidade do mundo.
- O garçom? - indaguei assustado com o que poderia estar prestes a comer.
- Sim - respondeu ela bem calma.

Como a casa também serve comida e outras coisas, eu não resisti e perguntei a moça que nos atendia:
- E a cozinheira, porque ela não faz a pizza?
- Senhor, a cozinheira sou eu e eu não sei fazer pizza, então assumi o lugar do garçom que entende um pouco de pizza.
Neste momento meus amigos já estavam quase mijando nas calças de tanto ri e eu ali olhando para aquela cozinheira metida a garçonete e pensando se um garçom que entende um pouco de pizza faria uma pizza um pouco boa para se comer.
- Então você é a cozinheira que atende e o garçom é um pizzaiolo que entende um pouco de pizza?
- Sim - respondeu a mulher já meio nervosa comigo e com as minhas indagações.

A mulher saiu com o pedido nas mãos meio atrapalhada e foi em direção à cozinha ou sei lá como possa chamar aquele local onde um garçom faz às vezes de pizzaiolo. Mal podia esperar para ver a pizza que viria. Como pedimos uma pizza metade calabresa com bastante milho e bacon e a outra metade frango a bolonhesa, se esperava uma pizza boa ou quase boa já que eram pizzas normais. Nada de bordas recheadas, nada de coisas difíceis para não prejudicar o nosso aspirante a pizzaiolo.
Passados uns 45 minutos, isto mesmo 45 minutos chega a pizza pelas mão de nada mais nada menos do que o pizzaiolo garçom ou o garçom metido a pizzaiolo. A pizza tinha um aspecto grotesco e faltava o milho e o bacon. Ai não deu outra, reclamamos com o garçom, cozinheiro, pizzaiolo, dono... Sei lá a função do cara. Ele levou a pizza de volta e adicionou os elementos da nossa predileção e voltou com aquilo que parecia mais uma destas tentativas frustradas da gente cozinha em casa coisas que deveríamos comer apenas em bons restaurantes. Começamos a comer aquilo e sinceramente estava horrível, terrível e sem gosto. Mas na altura do campeonato estávamos mortos de fome e não dava para ir para outro local. O jeito era encarar aquela fera redonda, queimada e sem sabor ali mesmo, pedindo sempre proteção do céu para não acabarmos com uma disenteria na manhã seguinte. No fim sobrou um pedaço da maldita pizza e ninguém se candidatava a comê-la. E ali ela ficou fria e enrugada na mesa.
Disse a um amigo:
- Vamos reclamar desta pizza?
E ele, num ar de deboche, respondeu:
- E vamos reclamar de quem?
- Uai do pizzaiolo é claro, afinal foi ele quem fez a pizza.
- Mas ele não é pizzaiolo é garçom.
- Então vamos reclamar da garçonete que fez o pedido errado?
- Ela não é garçonete. Ela é cozinheira.
- Pelo amor de Deus - disse em alta voz- Se o garçom é o pizzaiolo, a cozinheira é a garçonete, a pizza não é pizza, quem realmente somos nós?
Neste instante a garçonete veio em nossa direção com um ar de superioridade ofendida e disse:
- O senhor deseja mais alguma coisa?
- Sim desejo. Traga-me um suco de laranja com gosto de maracujá e com cor de melancia.
Ela ficou sem entender e eu sem explicar.