sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SAUDADE

A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Saudade é sentimento que doe, que faz enfermar o mais duro dos corações. Parece que é enfermidade da alma, Doença de apaixonados, de solitários.
Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas românicas; há mesmo um mito de que seja intraduzível. Porém, assim não acontece no que diz respeito à língua romena, em que existe a palavra "dor", correspondente semântico perfeito da "saudade" portuguesa.
Quem sente saudade, sente dor. Parece um vazio, uma falta, uma necessidade urgente de ter, de tocar, de abraçar... ah!! como seria bom abraçar-te mataria a saudade que me mata, que corroe minha alma..
Ah se pudesse ver você, mataria a saudade. Tu és o remédio que preciso.
Saudade, queria-te ver distante de mim. E não adianta mais ver tua foto todos os dias, pois elas passaram de alento para alimento da minha saudade por vc.
Vem meu amor, vem correndo e abraça-me apertado, mas tao apertado que esprema de mim toda a saudade que sinto de ti

alexandro

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudade... eita dorzinha que contamina a alma e coração! E quanto mais saudade... tudo nos faz lembrar a pessoa que se quer por perto.

"Saudade, queria-te ver distante de mim. E não adianta mais ver tua foto todos os dias, pois elas passaram de alento para alimento da minha saudade por vc."

Saudade, queria te ver distante de mim (ah, como eu queria).