sexta-feira, 29 de abril de 2022

Amor que amamos

Casablanca.... quem não assistiu o grande filme, com aquela cena do aeroporto e o grande e emblemático beijo de despedida de Humphrey Bogart e Ingrid  Bergman ao som de As Times Goes By. Amor lindo e hollyoodianao. 

Mas amor é o que amamos. Amor é a moda da gente, talvez sem tanta eternidade, como suas crueldades de dores de amores. Afinal amor é da gente e a gente vive com o que pode ser vivido. Amor assim é amor vivido, não encenado num roteiro de  estourar as bilheterias e entrar para marca do grande amor vivido. Na verdade amor se vive só, o outro complementa a sua solidão amorosa e assim os dois se juntam num único amor, mas cada um vive e sente a intensidade particularizada da pele, do beijo, do corpo, das mãos tremulas e suadas, do coração em solavancos e irrigado de emoções fortes ou fracas. 

O amor é o que amamos e sem frescura ou closet cinematográfico de Casablanca. Alias Casablanca é o amor sonhado por todos que assistem ao filme. Amor imaginário e lindo. Não pouco, assisti por três vezes ao filme e sempre me pergunto se o amor fosse assim na realidade da vida real, como diria Guimarães Rosa. " Seria um Grande  Sertão Veredas"

Amar é  sem sombra de dúvida a grande façanha da humanidade. Amamos de fato e de direto. Sofremos. Vamos embora e voltamos. Dizemos asneiras para nos livrar da dor e ouvimos asneiras da dor alheia, mas no fim... ah no fim todos amamos ao nosso modo, desejamos ao nosso modo. Escrevemos textos, poemas e declarações de amor. ( falei de mim mesmo kkk)

Amor tem sabores particularizados em cada amante. Amores salgados que é intragável. Amores sem sal, daqueles que não tem gosto de emoção. Tem os amores picantes e cheios de cenas para maiores de 18 anos atualizados. Amores bobinhos daqueles da escola, do beijo a queima-roupa. Tem o amores chicletes, nunca saem da gente. Tem o amor nostálgico que sempre no faz lembrar que " se eu tivesse a coragem" "se eu não tivesse tido medo"  teria vivido um Grande Amor - ( emprestado do kid Abelha este final). Amor é a moda da casa ( coração ) de cada um. Não existe amor a la Roma, ou a lá Casablanca. Este o meu, o seu, o do outro. Amor é assim é coisa da roça do nosso coração. Caipira de ser.

Afinal como você ama diz respeito somente a você. Ninguém tem nada a ver com isso, até porque ninguém paga suas contas de amor; é particularmente suas as contadas e as dividas que o amor gerou no seu coração humano e desejoso de amar, agora a dívida é sua. A saudade, a tristeza, a distância, as dores de amores. Recebeu o bônus do amor e sorriu, agora é hora de pagar a conta.

Borgat e Ingid foram felizes? Ao cento que sim. O reencontro reacendeu a grande paixão que nunca deixara de existir. " paixão antiga sempre mexe com a gente" ( é roubei esta frase do Tim). Foram felizes por mim que assistiu ao filme e num piscar de olhos voltei ao tempo que amei de reencontro e ainda me encontro reencontrado minha Casablanca perdida dentro de mim. 

Acredito no amor. Na concepção do amor individual e rotineiro de cada ser e cada alma nesta terra de Deus. Acredito que amamos da nossa forma  e nem sempre da forma que o outro acha que devemos amar. Ninguém pode duvidar do amor de quem diz que ama. ( ah mas suas atitudes não condizem)  se atitude dissessem tudo sobre o nosso jeito de amar, seriamos maquinas mentirosas que apenas demonstram, através das atitudes formas lisonjearas de agradar e conquistar. Amor é o que amamos não há fórmulas Freudianas ou Platônicas, aliás ( hoje está cheio de"aliás") Amo platônico é o amor chato, isto porque ele  é casto  que fica apenas pelo plano espiritual, sem contato carnal ou sexual. Ora eu pergunto a você amante leitor. Amar alguém é amar de fato com todas as formas de contato possível. Mas respeito o amor que ama platonicamente, afinal amor é o que amamos. 

Casablanca é incrivelmente belo. Ingrid e Bogart  casal feliz e infeliz. Ao som de As times goes by  ouviram estas palavras antes do terno beijo.

Você deve se lembrar disso
You must remember this

Um beijo é apenas um beijo
A kiss is just a kiss

Um suspiro é apenas um suspiro
A sigh is just a sigh

As coisas fundamentais se aplicam
The fundamental things apply

Conforme o tempo passa
As time goes by

E quando dois amantes cortejam
And when two lovers woo

Eles ainda dizem "eu te amo"
They still say "I love you"

Nisso você pode confiar
On that you can rely 

Viu, amor que amamos  é musical e as vezes simples ou complicado . 

Assim eu queria dizer a todos que amam: se permitam apenas amar, não  traga a exigência para o campo do amor.  Ame a sua maneira e deixe o outro te amar a maneira dele. Com medo, com vontade, com receio, com ternura. 

Somente assim verá que amor que amamos tem nosso cheiro, gosto e tom pessoal, aliás pessoalíssimo.

Nenhum comentário: