sexta-feira, 20 de março de 2020

Cotidiano aos 80 - Quando a vida ainda te chama

Aos oitenta anos você já viveu muitas coisas na vida. Já viu muita gente e presenciou muitos acontecimentos bons e ruins. Aos oitenta muitas velas se apagaram e muitas outras se acenderam. O que quero dizer é que eu já podeira dizer que sei das coisas, mas infelizmente não sei. 
Dia destes fui ao consultório, e abro aspas aqui para dizer que geriatria não é coisa de gente velha? Então,  se é assim veja bem o que eu encontrei neste dia em que fui ao geriatra. 
Acordei como todos os dias com vontade de fazer xixi. Velhos tem uma vontade descomunal de fazer xixi pela manhã. Fui ao banheiro e vi o recado no espelho " papai hoje é dia de médico. Passo às oitos para te pegar. Beijos Ana" . Minha filha mais nova tem estas coisas de deixar bilhetes pela casa. Eu estou velho, não com Alzaimer, lembro de tudo muito bem. Corpo e Mente estão ótimos. 
Ela passou impreterivelmente atrasada, já era oito e quarenta e cinco quando, eu já cansado de esperar, ouvi a buzina do carro. Chegamos ao consultório e sentei-me na sala de estar, que de estar não tem nada. Imagina colocar revistar com letras microscópicas para velhos lerem.
Na sala tinha uma garotinha e um garotinho sentado, acho que  a medicina já está adiantando as consultas no geriatra para as pessoas, pensei eu rindo por dentro. 
O garotinho de uns quatro a cinco anos veio em minha direção e olhou-me com aquele olhos novos de quem vai fazer alguma pergunta. E fez.
- O senhor da doente?
- Não eu não estou doente.
- Se não está doente porque veio aqui. Meu avó está doente e veio ver o doutor.  Disse o garoto já com a mão na minha perna. 
- É, mas eu não estou doente. Mas temos que vir aqui para ver o médico para não ficarmos doentes. 
- O senhor  tem namorada? Perguntou a garotinha.
Minha filha deu uma gargalhada e dizendo - Não ele não tem namorada queridinha, ele é viúvo. 
Neste momento percebi que minha filha me via como um velho viúvo.
Bom para abreviar a história fiz a consulta e voltei para casa pensativo de que eu estava numa fila esperando a morte chegar. Fila esta que contempla as pessoas sem projetos e perspectiva ( gosto da sonoridade desta palavra - Pers - Pec- Ti- Va), mas enfim, eu notei que eu não tinha mais a chamada perspectiva de vida. 
Noutro dia, caro leito, acordei cedo, com vontade de fazer xixi. Coloquei o tênis, meia na canela, camiseta e fui para minha caminhada matinal com uma perspectiva de ver a vida de modo diferente. 
A vida ainda te chama  - disse para mim mesmo.
O que um velho de oitenta anos ainda deseja ver? 
Desejo se útil. Desejo ter perspectivas. Desejo descobri coisas. 
Durante a  caminhada deparei-me com um anuncio de uma faculdade de fisioterapia. Olhei e pensei, porque não?
Voltei para casa, peguei o telefone e liguei para saber  sobre inscrições e coisas mais. 
- Bom dia - disse a atendente com voz jovial
- Bom dia - eu gostaria de sabre como faço a inscrição no curso de fisioterapia 
- Você precisa acessar nosso site e preencher o cadastro único com sua nota do ENEM  
- Só isto?
- Sim. 
- E, se eu não tiver prestado o ENEM, tem outra forma?
- Você pode fazer um vestibular escrito, prova, entende, ai é só esperar o resultado. 

Depois de muitos detalhes e muita informação anotada, resolvi ligar para Ana para solicitar ajuda
A vida me chama. 
Ana ficou estática quando eu disse que iria me matricular no curso de fisioterapia
- Papai, o senhor não tem idade para fazer um curso destes. Eu entendo que o senhor sente-se sozinho, mas há muitas outras formas de preencher o tempo. Porque o senhor não entra num destes grupos de terceira idade. Eu levo e busco
- Terceira idade?  Acaso vou jogar gamão,  fazer palavras cruzadas e falar dos netos e filhos e da saudosa vida que vivi?
- Mas não é só isto, tem viagens, tem  palestras com médicos ....
- Ana - interrompi - Eu vou fazer o curso, só queria que você me explicasse  como eu faço a inscrição, somente isto não é o aval que estou precisando.
Ana ficou paralisada e disse que ajudaria no que fosse possível. Ligou para a faculdade procurou saber dos detalhes e passados alguns meses e prova e nota   eu iria começar o curso no  próximo semestre.
A vida ainda te chama.
Primeiro dia. Acordei com vontade de fazer xixi. ( já expliquei porque)
Arrumei todo e dispensei Ana e sua carona,  queria eu mesmo ir, e fui

continua....

Um comentário:

Anônimo disse...

Que agradável surpresa foi abrir a página do blog e me deparar com mais um texto sobre esse jovem e sábio senhor!
Confesso que já estava com saudade de ler sobre as peripécias que ele estava fazendo e/ou vivendo.
Adorei ele ter se matriculado no curso de fisioterapia, e também fiquei curiosa para saber qual foi a nota dele na prova do vestibular, afinal, as perguntas são tão sem noção!!!!!
Porém, o mais importante foi ele ter sido aprovado e começar uma nova etapa da sua vida.
As perguntas das crianças foram ótimas (aliás, raramente um criança faz perguntas que não sejam ótimas!)!
Já a Ana ter chamado a fofa garotinho de “queridinha” demostrou (para mim) que ela é muito rabugenta e possessiva.