terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mudanças


Há algumas coisas em nossas vidas que são ou deveriam ser importantes. Uma delas é capacidade de reconhecer a necessidade de mudança.
Mudar é algo imprescindível na vida  e requer deixar coisas que gostamos ou que pensamos que gostamos para traz. É  inevitável viver uma vida sem mudanças. É inevitável viver sem que deixemos algo ou alguém para traz. A vida é cíclica e requer da gente coragem para viver e, sobretudo para mudar.
Mudança em nossas vidas requer atitude e posicionamento. Não se muda a vida, sem, contudo, mudar de atitude. Atitude é sempre algo importante nas decisões. Uma boa atitude vem cercada de uma boa reflexão e inevitavelmente uma ação.
Quando olhamos para as nossas vidas e vemos que nada de novo acontece há algum tempo a culpa não é da vida, não são das pessoas que nos cercam, não é do  destino. A culpa é exclusividade nossa. Porque não permitimos ou temos medo de arriscar. Porque somos acomodados por natureza. Porque esperamos sentado o dia melhor para mudarmos.
Refletindo sobre isto eu sempre penso que é tempo de mudar, mas lá no fundo eu sempre gostei da minha vida do jeito que ela é mesmo sabendo que ela não é do jeito que eu planejei. Então, pensando nisto eu resolvi mudar. Quero fazer coisas que não  fiz e deixar de fazer coisas que sempre faço e que de uma forma ou de outra não me satisfaz mais.
Quero trilha  uma vida que eu contribua para que ela  aconteça e não ao contrário. E se isto é bom ou ruim saberei lá no final, pois lá também vai requerer de mim algumas mudanças para que eu continue vivendo, aprendendo e mudando.

3 comentários:

Regiane Ivo disse...

Eu mudo todos os dias... Mas as vezes a gente muda e vê que era feliz do jeito que era antes.

ninavitor disse...

As vezes nos apegamos a pessoas, sentimentos ou situações, por medo das mudanças. Nos tornamos covardes por simplesmente temer o novo, o medo de errar, o medo de mudar. Como vc disse, mudar é imprescindível, faz parte do crescimento humano, precisamos nos adaptar às mudanças, aceitá-las e lutar por mudanças, sejam nas nossas vidas pessoais, seja no meio social, político ou familiar, bjs. adorei.

Anônimo disse...

Minha mãe sempre dizia que eu era uma espécie de flor que uma vez plantada num vaso de lá não deveria ser retirada, pois as raízes seriam danificadas.
Por causa da profissão do meu pai, acabei mudando um pouco de cidade, mas nada que alterasse a vida de uma criança.
O problema foi mudar, no auge da "aborrescência", depois de ter ficando raizes numa cidade que eu ainda adoro, deixar o colégio que eu adorava, e deixar os amigos, para cair numa cidade na qual realmente eu não conhecia uma única pessoa que fosse.
Medo! Raiva! Tristeza!
30 anos se passaram e continuo tenho poucos amigos nessa cidade (sempre prezei a qualidade em prol da quantidade) e ainda mantenho vínculo com a cidade anterior.
Já faz um bom tempo que o novo não me assusta tanto, embora continue gostando da minha vida.
Gosto da rotina, mas aprendi a gostar do novo.
O problema mesmo é quando a mudança (em todos os sentidos) te obriga a deixar para trás pessoas que você realmente ama.
A inevitável ação: ou agimos ou a vida age pela gente!
A reflexão: vem a frase "se muito pensarmos não agimos".
Que nesses poucos mais de 6 anos você tenha refletido, agido e mudado muito (sem perder essa essência que você demonstra ter).