quarta-feira, 23 de maio de 2018

Mania chata de observar detalhes

Olá!
Dito isto, olhando-a nos olhos negros, grandes e vivos olhos.
Eu poderia, e acho até que conseguiria, descrever detalhes da íris dos olhos da minha "personagem", mas não quero, aqui, limitar-me a falar somente dos olho, mas dos traços daquela mulher. 
Eu tenho uma mania que as vezes me incomoda bastante que é fixar a atenção em determinada coisa e isto as vezes é constrangedor, visto que não consigo,  por mais que eu tente, parar de observar. 
Eu estava em pé esperando a minha vez de ser atendido pela médica. Uma dermatologista que eu havia marcado consulta a uns quinze a vinte dias. Estava na sala de espera e de repente a porta se abre, uma figura feminina de cabelos pretos, um metro e setenta de altura,  olhos grandes e bem negros. Ela tinha uma pele branca como neve, lábios bem vermelhos. Chamou-me com uma voz normal. Entrei e sentei numa cadeira de frente a mesa  e ela do outro lado me fez perguntas sobre as pintas que eu estava preocupado. Foi ai que começou o martírio, não consegui parar de olhar para os detalhes incomuns daquele rosto. Seus olhos era de um preto lindo, a curva que eles faziam no juntar das pálpebras era lindos. Olhos vivos e de uma ternura aveludada. Ela continuava a dar explicações e eu ali sentado, não conseguia parar de observar os detalhes daquele rosto. Sua boca tinha contornos macios como uma estrada bem pavimentada, daquelas que dá gosto de dirigir. O vermelho era de uma intensidade que não precisava recorre a um batom para salientar a beleza. 
O senhor gostaria de.... não ouvir o restante do que disse, quando percebi os fios de cabelo caindo sobre a sua testa. Como eram negros e lisos. Um contraste com aquela pele branca  de neve, coberta com um destes produtos que mulheres usam, e usam mesmo as dermatologistas que não descuida da sua pele de uva.  
Ela levantou e veio em minha direção e com um objeto que parece uma lupa com luz ao redor para observar a tal pinta. O efeito foi exatamente surpreendente, pois pude observar as cavidades do olhos, como montanhas imersas no mar.  Seu rosto, de um veludo dava gosto de olhar. O queixo, com contorno simétrico, dava a pitada de perfeição. 
Usava um bom perfume e tinha as unhas sem nenhum esmalte, talvez uma base, nada mais. 
Ela sorriu e disse alguma coisa que eu também não prestei atenção. 
Talvez, você leitor, pode estar pensando que eu estava paquerando, se é que se usa esta palavra ainda hoje em dia, a  médica. Na verdade não passou isto pela minha cabeça,  mas não consegui parar de olhar aquele rosto com as qualidades que fazem a gente se acalmar. 
Ela escreveu algo no papel e me deu.  Foi quando não aguentei e soltei uma frase que eu só estava pensando, mas de tanto pensar ela saltou do cérebro para a boca num estalar de dedos e eu acabei falando:
- Você tem olhos mais lindos que já vi!
Quase pus a mão na boca para segurar as palavras. Tentei morder a língua para prender tal asneira dentro da boca, nada disto adiantou, a frase saiu sorrateiramente e atingiu os ouvidos daquela médica numa fração de segundos. Que imbecilidade, pensei. 
Ela olho para mim, num daqueles sustos de quem não está acreditando e  ao mesmo tempo  sem saber se gostou ou não. Sorriu um sorriso meio que ingênuo de criança pega em uma travessura e respondeu um obrigado singelo e amanteigado. 
Quando percebi que havia dito, acho que até a pinta, pelo qual fui a consulta me repreendeu. Logo pedi desculpas pela petulância de invadir aqueles olhos com as minhas manias de detalhes, ao que ela manejou a cabeça e disse um  "tudo bem, não é todos os dias que recebo elogio dos olhos". Confesso que quase pedi para ver de perto os olhos da médica. 
Desculpei-me novamente, explicando esta mania que tenho  de ficar obstinado em olhar coisas que me chamam atenção sem conseguir desviar o foco. Ela,  e meio sem jeito, tentou ser discreta e elegante. 
Saindo do consultório dei conta de que não sei nada sobre a consulta, se a pinta é benigna, maligna ou uma fanfarrona que fica me repreendendo em minhas neuras detalhistas. Mas confesso que sei mais do rosto daquela medica do que ela mesmo. Vi pintas, pelos, lábios, queixo, cabelos pretos. Vi um anel no dedo, com uma pedra azulada. Suas unhas condenava  que havia ido a uma manicure no dia anterior. Havia um rabisco de caneta no dedo médio, o que mostra que estava trabalhando a mais de horas ali. Vi em cima da mesa, perto da bolsa, um prendedor de cabelos feito de madeira. havia alguns fios nele. Uma foto  dela de férias, acho que no Chile, pois havia cores da bandeira chilena em um porta canetas. Vi muitas coisas. Detalhes
Talvez você possa está se perguntando porque escrever sobre isto. Simples, há manias que a gente vive com elas, pois elas nos definem como seres ontológicos. 
A proposito, ela mandou que eu retornasse depois que tiver usado um creme para evitar o descamar da pele. Não sei se vou ter coragem, mas isto só saberão em outro texto. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Rindo horrores!
Estava com saudade dos seus casos e das coisas que só acontece com você!

Confesso que sofro do mesmo problema que você: basta olhar algo muito belo, muito feio, muito esquisito e por aí vai que meus olhos passam a ter vidas próprias! É um constrangimento sem fim!

Pelo menos, ainda consigo ter controle sobre a fala!!!!

Em tempos em que tudo é “assédio sexual” (no sentindo mais popular do termo) fazer um elogio é um pecado mortal.

Anônimo disse...

Hoje, lembrei por demais dessa sua abordagem!
Fui num fisioterapeuta olhar uma dor no calcanhar e de cara percebi que há cada comentário meu, ele dava uma piscadinha com o olho esquerdo.
Sabe aquela piscadinha de paquera?! Era igual!
Só que não era piscadinha de paquera, era piscadinha para dizer “sim, entendo o que está dizendo”, “claro, isso faz todo o sentido”.
E assim como você, depois que algo chama a minha atenção não consigo mais parar de olhar.
Foi me dando um desespero. Queria que a consulta acabasse rápido e ao mesmo tempo queria rir quando imaginei você contando o caso do fisioterapeuta e sua piscadinha!

Reapareça!!!! Estou órfã sem seus textos!!!!